Você sabia que a aromaterapia é um jeito natural e agradável de aliviar os sintomas da TPM, principalmente a cólica menstrual? Vem cá descobrir!
A TPM e as fases da menstruação
Nosso ciclo menstrual possui três fases: folicular, período fértil e TPM, cada uma delas é marcada pela produção de um hormônio diferente, que muda um pouco o jeito como percebemos o mundo ao nosso redor. O ciclo se renova a cada 28 dias, mais ou menos – variando de acordo com nosso metabolismo, alimentação e rotina.
Nesse outro texto falamos de cada uma dessas fases bem detalhadamente.
TPM – Porque nosso corpo muda tanto?
A TPM acontece entre o período fértil e nossa próxima menstruação, e dura mais ou menos uma semana.
A ovulação chegou ao fim, o folículo vazio estimula a produção de progesterona, engrossando as paredes do útero, se preparando para uma gestação. Quando o óvulo não é fecundado, os níveis de progesterona e estrogênio caem bastante, abrindo espaço para o cortisol, um hormônio relacionado à sensação de estresse e irritabilidade.
A troca faz com que nosso humor mude bastante, pois interfere diretamente como nos sentimos em relação às coisas, nos deixando mais sensíveis às nossas emoções, aos toques e sensações num geral.
Enquanto algumas pessoas passam pela TPM e nem percebem nada, outras pessoas sentem com mais intensidade dores de cabeça, náusea e cólica menstrual.
O que é cólica menstrual?
A cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor na parte de baixo da barriga, no ventre baixo, provocada pela liberação de prostaglandina. Essa substância faz o útero contrair para eliminar a camada interna do útero, o endométrio, que vai descer durante a menstruação.
Isso pode causar um desconforto na gente. Porém existem vários jeitos de aliviar a dor e amenizar os outros sintomas. Bora ver?